05
Jul 10

Chega o Verão e o trabalho está longe de abrandar no mundo da Saída de Emergência. Grandes livros irão sair em Agosto, um mês normalmente considerado como sendo de pausa, mas nós acreditamos em dar grandes livros todos os meses, excepto no mês de Natal, em que a concorrência é de tal forma agressiva que não compensa publicar um livro para cair no esquecimento ou desaparecer entre as multidões de livros expostos em destaque nesse mês nas livrarias.

 

Mas enquanto trabalhamos na produção dos livros de Agosto, Duna de Frank Herbert lado a lado com mais um bestseller de Nora Roberts, Mentiras Cruéis, entre outros, foram vários os eventos que se destacaram no mês de Junho em que a editora participou. No dia 8 de Junho, tivemos o prazer de receber em Portugal André Brink, autor de um excelente romance passado na África do Sul do séc. XVII, Um Instante ao Vento. O escritor de 75 anos (ninguém diria que tinha tal idade) veio acompanhado da sua mulher, Karina, e tivemos o prazer da companhia de Richard Zimler, um admirador confesso de André Brink.

 

Um passeio e almoço por São Pedro do Estoril com vista para o mar fez-nos seguir para Belém onde Brink manifestara o desejo de ver o Mosteiro dos Jerónimos. Num dia de vento e aguaceiros, que não foi propriamente acolhedor, levou-nos a uma paragem nos pastéis de Belém trouxe-nos os deliciosos pastéis acompanhados de um chá muito reconfortante.

 

O lançamento estava marcado para as 18h30 no Corte Ingles com apresentação de Richard Zimler, onde o autor falou de África do Sul, da sua obra, uma notável história sobre escravatura, segregação, opressão e amor contra todas as expectativas. Num cenário em que as paisagens sul-africanas são também elas uma personagem, uma mulher branca e um escravo foragido do séc. XVII são forçados a conviver e a testar as suas forças e o conhecimento que têm de si próprios. Acabam por ultrapassar fronteiras esboçadas por uma sociedade que vê na cor da pele ou no sexo feminino uma maldição, um sinal de inferioridade que dá lugar à subjugação. E é essa subjugação que desencadeia uma revolta na voz literária de Brink, um autor incapaz de aceitar essa imposição sobre o outro.

 

Foi um romance que tive o prazer de ler, com momentos poderosos e emotivos e certamente universais, e recomendo certamente a todos os leitores, na minha qualidade de leitora. Ter a oportunidade de conviver com o autor por dois dias e levá-lo a passear por Lisboa, Mafra, onde teve a oportunidade de visitar a fabulosa biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, e a sempre encantadora Sintra, foi uma experiência muito gratificante. Não podemos deixar de agradecer ao imensamente simpático e divertidíssimo Richard Zimler, com quem foi um prazer conviver.

 

 

Richard Zimler, André Brink e Luís Corte Real
Richard Zimler, André Brink e
Luís Corte Real
Richard Zimler
Richard Zimler
André Brink
André Brink

 

E para terminar o mês em grande, no dia 24 de Junho ocorreu o 1º Encontro Bang!, um jantar com algumas iniciativas em torno da colecção Bang!, a melhor colecção de literatura fantástica do país. O local escolhido foi o restaurante Amo-te Tejo, na zona de Belém. Começou por uma apresentação pelos editores das novidades que serão publicadas em 2010 e 2011 (poderão aceder à lista através deste link no fórum Bang!), seguiu-se uma apresentação por alguns autores do Almanaque do Dr. Thackery T. Lamsbhead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas, certamente um dos livros mais excêntricos publicados por esta editora, baseando-se no original americano ao que foram acrescentadas contribuições nacionais de grande valor. Acabou por ser uma noite memorável, cheia de convívio e animação, uma iniciativa certamente a repetir! Fica aqui um agradecimento especial à nossa querida tradutora Cristina Correia, a organizadora do evento com o apoio da SdE. Deixo-vos algumas fotos do evento (que também podem ser visionados no nosso álbum do facebook).

 

1º Encontro Bang!

1º Encontro Bang! - Cristina Correia, António Vilaça e Luís Corte Real

 

 

Apresentação do Almanaque das Doenças
Apresentação do Almanaque - João Seixas, David Soares e Luís Rodrigues
1º Encontro Bang!
Participantes do 1º Encontro Bang!
publicado por saidaemergencia às 18:04

Novidades