27
Dez 09

Acabei de ler o 4º volume da série Sangue Fresco de Charlaine Harris, Sangue Oculto, que estará à venda a partir de 22 de Janeiro. Como o livro impresso costuma chegar à editora cerca de um mês antes de ser colocado à venda, aproveitei para surripiar um exemplar e passei o Natal a ler mais uma aventura absolutamente tresloucada de Sookie.

 Gostei do primeiro livro, mas foi preciso passar ao segundo e, em especial, o terceiro volume, para Charlaine Harris definitivamente "morder-me" com o seu sentido de humor negro e absolutamente irreverente. Não posso deixar de rir-me alto com as situações surreais em que a personagem se enfia. Sookie é uma empregada de bar telepata numa cidadezinha provinciana da América sulista. A sua "deficiência", como lhe chama, impede-a de ter uma convivência social normal, e é tremendamente difícil iniciar uma relação com homens a quem consegue aceder todos os pensamentos (sujos).

 

 

 

No mundo de Charlaine Harris, vampiros revelaram a sua existência ao mundo e bebem sangue sintético descoberto por japoneses. Socialmente integrados, é no entanto com muita desconfiança que encaram a presença do vampiro Bill na pequena comunidade de Sookie.

Incapaz de aceder aos pensamentos dos vampiros, Sookie sente-se bem como nunca se sentiu nos braços de Bill e deixa-se enredar numa relação amorosa.

Este é o ponto de partida e entrada de Sookie no mundo dos sobrenaturais e acreditem que não são só vampiros. Já vi de tudo. Lobisomens, metamorfos, ménadas, bruxas, fadas...

Penso que a qualidade principal da série reside no facto de ter uma personagem feminina central tão forte, capaz de enfrentar criaturas perigosas e negociar ou lutar com elas. Sookie está longe de ser a típica rapariga white trash. Mesmo não tendo tido uma educação universitária, a sua luta diária para sobreviver com a sua "deficiência" tornou-a forte, inteligente e independente.

Ela também não deixa de ser uma mulher profundamente carente e são as aventuras e desventuras de Sookie com os vampiros Bill, e também Eric, assim como outras personagens masculinas interessantes (Alcide!), que constituem também o grande interesse da série.

Sangue Oculto surpreende por apresentar uma faceta totalmente inesperada de Eric, e acredito que os leitores vão gostar da surpresa. O meu livro favorito será, até agora, Clube de Sangue (3º), mas todos eles têm qualidades e cenas memoráveis.

Por isso, se querem ter um sabor do sobrenatural polvilhado de um sentido de humor absolutamente delicioso com muita sensualidade à mistura, Charlaine Harris é a escolha certa.

 Não podia deixar de referir a série da HBO, baseada nestes livros, e que agora caminha para a sua terceira temporada. Já tive a oportunidade de ver a série e é cativante, embora tenha os seus altos e baixos. Gosto da forma como desenvolvem melhor algumas pontas soltas deixadas pela autora, mas tomam algumas liberdades em relação à personagem central, e eu confesso preferir a Sookie dos livros.

 E quem sabe, a SdE não terá uma novidade fantástica a anunciar nos próximos tempos sobre Sangue Fresco. Mantenham-se atentos!

 

publicado por saidaemergencia às 18:03

9 comentários:
Independentemente da qualidade dos livros, os vampiros já "andam" a ser demasiados.
É os Sangue Fresco, cuja série é demasiado grande para o meu gosto; Traída da autoria de P.C.Cast e Kristin Cast que são, nem sei quantos ao certo, talvez a Saffa me possa elucidar quanto ao numero. São os "bombardeamentos" da Saga Luz e Escuridão editados pela Gailivro, e que também andam por ai pelo cinema, já para não nomear outros livros que já tenho visto nas livrarias. Como se não bastasse ainda temos as séries televisivas sobre vampiros como Vampires Diaries, da qual afirmo que sou fã.
Peço desculpas pelas palavras mas tantos vampiros já enjoam, mesmo para quem apreciava muito estas criaturas nocturnas que sempre, desde a antiguidade mexeram com o nosso imaginário, nem que fosse somente pelo facto de se dizerem imortais...

Telmo Pires
Telmo Pires a 28 de Dezembro de 2009 às 16:37

Tem toda a razão. Leio tudo o que é blogue e os comentários mais feitos são aos livros de vampiros e fantasticos, e algum romance. Falam todos dos mesmos livros por favor com tantos titulos bons no mercado, actuais , reais , policiais historicos, e muito bem escritos . Deixo aqui uma lista para voces nos vossos blogues comprarem e comentarem.
ASSASSINI- BERTRAND- IACOBUS-ESQUILO- ORFAOS DO MAL-BERTRAND- DESAPARECIDOS - CIVLIZACAO EDITORA- PERDIDOS PARA SEMPRE-VERSO DA KAPA- ESCRITOS SECRETOS -BERTRAND- CRIANÇA 44-DOM QUIXOTE -A NOITE DO TAMARINDO -SDE- TERNURA DOS LOBOS -DIfel-O SANGUE DOS INOCENTES-DIFEL-SETIMO SELO-GRADIVA-CODEX 632-GRADIVA- PROFECIA ROMANOV-DOM QUIXOTE -OS ANAGRAMAS DE VARSOVIA-OCEANOS -CIDADE DE LADROES-DOM QUIXOTE - MISTERIO DE REBECCA - ULISSEIA- A CHAVE DE GAUDI-SDE-O GRANDE ARCANO-OCEANOS-AGUA AOS ELEFANTES-DIFEL-OSEGREDO DA CASA DE RIVERTON-PORTOEDITORA-OS CAVALEIROS DE SAO JOÃO BATISTA-CASA DAS LETRAS-CONSULO DESOBEDIENTE -SDE-A NOIVA BORGIA-DIFEL -JUIZO FINAL-ASA . ESPERO QUE LEIAM ALGUNS VÃO GOSTAR DEPOIS GOSTARIA DE VER OS VOSSOS COMENTÁRIOS. cRISTINA
CRISTINA a 3 de Janeiro de 2010 às 00:51

tipo qal é o mal??
foi cm o Twilight qe os vampiro vieram pa televisao e pos livros!!
e temos qe admitir qe ha vampiros memo bons por aí!!
eu pessoalmente sou viciada no Twilight,Diario dos vampiros cm os livros e True Blood cm os livros....ja li o Marcada da Casa da Noite maz n tenho feito a colecçao!!

sinceramente se n gostam de vampiros n refilem...as series: Twilight,Diario dos Vampiros e True Blood cm os livros sao do mlhor qe há!!
mafalda a 6 de Janeiro de 2010 às 02:56

Quem lê o comentário da Mafalda até pensa que os livros da Saga Luz e Escuridão nasceram há pouco tempo, mas isso não é verdade, já existem há muito. Contudo, isto é como tudo, de repente deu na cabeça de alguém os vampiros e puff carradas de vampiros para tudo o que é lado.
Não digo que seja mau, ou bom, porém a mim cansa-me porque no fundo são todos "iguais" a desgraçada da moça que é frágil e introvertida, gozada pelos colegas encontra um tipo fenomenal, giro e tal por quem cai de amores até descobrir que ele é um VAMPIRO! Depois é o que já se sabe...
Podiam inovar um pouco mas, vai-se lá saber porquê, é sempre a miúda a desgraçadinha.
Quanto às séries televisivas vejo o Vampires Diaries e até gosto... é pena que True Blood seja a uma hora tão tardia.
Quanto aos livros sobre vampiros publicados pela SdE não faço comentários, porque somente li as sinopses dos mesmos e nada mais que isso, mas queria dizer que as capas dos livros do Sangue Fresco são muito boas. Até comprava os livros só pela capa.
Creio que a capa portuguesa é escolhida pelo editor da SdE, se estiver certa dou-lhe os meus parabéns, tem um excelente gosto.
Já agora se alguém da editora me poder responder, quando está previsto o próximo livro da vossa colecção TEEN?

Susana
Susana a 6 de Janeiro de 2010 às 10:58

Cara Susana,

O próximo livro da colecção TEEN irá sair a 22 de Janeiro, e trata-se do 2º volume da Saga do Rei Dragão de Stephen Lawhead.

Quanto à discussão sobre o excesso de vampiros no mercado, de facto, eles agora reinam na literatura fantástica. Mas felizmente, têm sido publicados livros para todos os gostos e os leitores têm muito por onde escolher, quando quiserem variar as leituras.

Safaa

Quem lê o comentário da Mafalda pensa que ela tem seis anos e é analfabeta...
Jorge Pardal a 26 de Janeiro de 2010 às 00:10

Fico muito satisfeita por ver tantos bons títulos a serem publicados pela Saída de Emergência.

Gostava de sugerir uma autora para considerarem publicar em Portugal: Nalini Singh. Publicou uma série de romance paranormal muito boa, chamada Psy/Changeling. Experimentem!
Sofia a 7 de Janeiro de 2010 às 23:06

Olá,

Eu sou fã de literatura fantástica faz este ano, 10 anos, passo a citar que tenho 23!, nunca esquecerei em Novembro de 2000 quando a minha mãe me presenteou com os 4 primeiros livros do Harry Potter.

Desde então todo o género de literatura fantástica me tem encantado não sendo excepção os nossos novos amigos de dentes afiados com romances envolvidos em aventura, drama e batimentos cardíacos acelerados.

E sim os vampiros estão na moda, e então? Penso que é uma forma de levar os nossos adolescentes (e não só) a começar a ler mais e isto pode ser um ponto de partida para uma sociedade futura mais interessa pela literatura! Por si só é positivo.

Quando á Saga Sangue Fresco que tenho vindo a acompanhar penso que são uma óptima companhia, leitura fácil e muito divertida graças a nossa querida Sookie. (já a serie gostei muito da 1ºtemporada, a 2º temporada nem tanto, mas aguardo ansiosamente pela 3º temporada).

Não queria deixar de dar os meus parabéns à SdE por nos apresentar/presentear com a sua colecção BANG! onde acompanho vários autores como P. C. Cast & Kristin Cast, Anne Bishop, Thomas Wheeler e (como não poderia deixar de ser) Charlaine Harris.

Parabéns! Boas leiruras, Joana.
Joana a 7 de Fevereiro de 2010 às 19:05

Adorei, Paula
Jogos a 2 de Dezembro de 2010 às 21:24

Novidades