04
Nov 09

Dan Simmons

Acabei de chegar de uma viagem no tempo. Sem recurso a qualquer engenhoca de Wells, mas sim a um livro sublime: Drood de Dan Simmons. Dele já publicámos dois romances (A Canção de Kali e O Clube de Patifes), mas Drood bate tudo. Escrito na primeira pessoa por Wilkie Collins (o famoso escritor de mistério), Drood é uma lenta e cruel dissecação tanto do próprio Wilkie como de Charles Dickens. Começam como amigos, transformam-se em adversários, tornam-se inimigos, terminam assassinos. Ou não foi nada disto? Todo o livro é escrito sobre as névoas opiáceas que mantém Wilkie activo e produtivo. Pelos seus olhos viajamos pela Londres vitoriana, mas também pelos seus sonhos e pesadelos continuamente misturados/confundidos com a realidade. Quando acabei esta viagem sublime, mais do que ler Collins ou Dickens, fiquei deliciosamente confuso e com vontade de ler as suas biografias. É que o que encontrei no século XIX de Drood foi aterrador, e sabendo que Dan Simmons é obcecado pelos detalhes verdadeiros, as biografias destes dois gigantes literários talvez tenham leituras subliminares.

Drood tem 775 páginas, Guillermo del Toro pretende filmá-lo para o ano e a Colecção Bang! terá o prazer de acolher esta obra-prima em 2010 ou 2011.

Luis CR [editor]

 

publicado por saidaemergencia às 18:25

5 comentários:
Apenas li A Canção de Kali naquela vossa fantástica reedição. Um livro apenas e foi o suficiente para querer ler tudo deste autor. E talvez porque fuja ao horror, ainda não tive oportunidade de ler o Clube de Patifes. Mas quero muito lê-lo também.

Vou aguardar com grande ansiedade pelo Drood mas também pelo The Terror. Já há uma data mais concreta para este?

Cumprimentos,

Rui Baptista
Rui Baptista a 5 de Novembro de 2009 às 10:25

Olá Rui,

O livro Terror já se encontra à venda na nossa Loja Online. Para mais informações aceda ao link.

http://www.saidadeemergencia.com/index.php?page=Books.BookView&book_id=486&genre=

Melhores cumprimentos e votos de boas leituras

Pedro Machado

Olá Pedro Machado, obrigado pela resposta, mas refería-me ao "The Terror" também do Dan Simmons.

Viva,
O "The Terror" de Dan Simmons está programado para sair depois do "Drood", ou seja, certamente só em 2011. Esse também é outro livro tremendo, que pretendo comentar aqui no blogue um dia destes.
Abraço,
Luis CR
saidaemergencia a 5 de Novembro de 2009 às 15:53

Caro Luis CR ,
Li há uns anos atrás ainda na Col . Limites, e voltei a adquirir e reler esse admirável " A Canção de Kali " de Dan Simmons na vossa e cada vez mais "nossa" Bang !.Ao longo destes anos questionei-me porque razão um escritor desta excelência "teimava"(??) em não ser publicado neste país. Depois reencontrei Dan Simmons nesse magnifico "Clube de Patifes" que a SdE publicou já fora da Bang !, muito embora tenha a opinião que é mais Bang ! que outros Bang ! publicados com esse selo..Saber agora que pretendem publicar Drood " e "The terror", que no mínimo será daqueles livros que me devolvem o prazer da leitura e o fascínio da grande literatura , enche-me de um grato entusiasmo. Pena mesmo é não serem publicados de imediato!!. Parabéns pela ousadia da SdE e pelo enorme bom gosto e qualidade na selecção do vosso catálogo de autores. E tentem lá publicar os dois em 2010!!.... Vá lá..A boa literatura agradece e os leitores também .Obrigado.
J.Marinho a 6 de Novembro de 2009 às 12:05

Novidades