29
Nov 10

 

 

Ontem, nos EUA, o canal HBO exibiu o terceiro teaser da nova série a estrear em 2011 "A Game of Thrones" (A Guerra dos Tronos"), baseada na série de George R. R. Martin, as Crónicas de Gelo e Fogo, publicadas pela SdE. Até à data estão publicados oito volumes, estando os leitores a aguardar que o próprio autor finalize o próximo volume, A Dança dos Dragões. Tem sido uma longa espera, mas os rumores são cada vez mais fortes de que 2011 será o ano de publicação do manuscrito.

 

Enquanto esperamos (e enquanto há outros livros e séries para ler) a HBo tem avançado com a produção da série a estrear provavelmente em Abril do próximo ano. Os trailers e imagens disponibilizados ao público têm gerado elevadas expectativas e muitos dos fãs estão a fervilhar de ansiedade para ver como as suas personagens favoritas irão sobreviver a uma adaptação ao pequeno ecrã.

 

Na SdE não somos menos fãs do George R. R. Martin e também temos acompanhado a produção desta série. O terceiro teaser foi o mais bem conseguido, na minha opinião, até agora. As personagens estão a adquirir um ar e cores cada vez mais realistas e o grau de fidelidade aos livros faz lembrar o que Peter Jackson realizou com a adaptação de "O Senhor dos Anéis".

 

Algumas coisas deixaram-me uma boa impressão, do que foi possível ver até agora. Baseando-me exclusivamente nas imagens e teaser trailers, o actor que interpreta Jaime Lannister promete estar à altura. Quem já leu os livros sabe bem como Jaime é uma personagem que irá surpreender tudo e todos ao longo da história, e é o favorito de muitos. Sean Bean encaixa na perfeição no papel de Lorde Eddard Stark, o senhor da família Stark. A cena da execução que abre os primeiros capítulos de A Guerra dos Tronos está belíssima neste terceiro trailer, com a inocência de Bran perante a rigidez do pai, e mal posso esperar pelo momento em que encontram os lobos na neve.

 

Tenho algumas dúvidas em relação à actriz que desempenha o papel de Cersei, não sendo de todo um papel fácil, de uma ambição desmedida e sempre a raiar a loucura. Daenerys, a nossa princesa exilada, é de longe o papel mais aguardado mas mais vulnerável a críticas. Daenerys é descrita nos livros como uma princesa de enorme beleza, com cabelos prateados e os olhos da cor violeta dos Targaryen, pelo que teriam que escolher uma actriz que cumprisse alguns padrões de beleza e conseguisse transmitir a evolução dessa personagem ao longo da série. Ela começa a série como uma jovem que é vendida pelo irmão a Khal Drogo, mas é submetida a um processo muito doloroso de crescimento para se tornar numa mulher a ser temida por toda a Westeros.

 

Tyrion Lannister, o anão, é uma personagem complexíssima e não será nada fácil ao actor Peter Dinklage apanhar a dose certa de sarcasmo e ironia desta personagem, deixando transparecer uma inteligência feroz mas também muitas fragilidades emocionais.

 

As crianças Stark são peões essenciais no drama que se desenvolve ao longo dos livros, mas pouco poderá ser dito através das imagens, a não ser que cumprem as descrições físicas. Jon Snow é também aguardado com muita expectativa, se bem que em termos físicos não é bem o que eu imaginava. Talvez esperasse alguém um pouco mais belo à semelhança de um Targaryen... Catelyn vai ser decisiva na primeira temporada como a matriarca da família Stark que fará tudo para defender a família das jogadas políticas da corte do Rei Robert Baratheon. Rei esse que é tanto um ditador, como um herói, como uma vítima dos seus próprios excessos...

 

De resto, o ambiente recriado é fenomenal, desde as lutas até aos exércitos passando pelas paisagens e roupas, recriando um cenário medieval onde a crueldade e morte irão certamente imperar pois nem todos podem sobreviver ao jogo de tronos. Ou estão destinados a vencer ou irão morrer.

 

Estão previstos dez episódios com estreia na Primavera de 2011. A SdE irá acompanhar a odisseia da adaptação da HBO e, quem sabe, se entretanto não recebemos notícias maravilhosas de que o autor finalmente finalizou A Dance with Dragons...

publicado por saidaemergencia às 17:35

Novidades